Acontece

Saúde recebe mais 5,5 milhões de doses de vacina contra a Covid

Foto: Fundação Oswaldo Cruz
Imunizantes foram entregues pela Fiocruz e pelo Instituto Butantan

O Ministério da Saúde recebeu nesta sexta-feira (16) 5,5 milhões de doses da vacina contra a Covid-19. As entregas foram feitas pela Fiocruz e pelo Instituto Butantan e escancara a corrida para imunizar a população brasileira.

AstraZeneca

Do total de doses entregues, a maioria (4,5 milhões) foi enviada pela Fiocruz ao Plano Nacional de Imunização (PNI). São as vacinas da AstraZeneca/Oxford, parte das entregas contratadas para o combate à doença no país.

As doses tiveram dois destinos: enquanto a maior parte foi enviada ao Ministério da Saúde – cerca de 4,29 milhões -, outras 212 milhões foram encaminhadas ao Rio de Janeiro.

Coronavac

Um milhão de doses da vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan e a farmacêutica Sinovac foram entregues. 226 mil doses foram destinadas a São Paulo, enquanto as demais – 774 mil -, foram enviadas a outras unidades.

O Ministério da Saúde informou que a distribuição aos estados e o Distrito Federal será feita de forma proporcional nos próximos dias.

Outras doses

Neste sábado (17), a Fiocruz espera receber novos insumos para a produção de 10 milhões de doses da vacina da AstraZeneca. Está prevista a chegada de um avião com o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) ao Aeroporto Rio-Galeão às 19h35, lote que deverá garantir as entregas do mês de agosto. Novas remessas são esperadas para o próximo mês.

O Brasil recebeu quase 8,5 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 nesta semana, segundo o Ministério da Saúde. De acordo com os dados, foram mais de 4,5 milhões da AstraZeneca/Oxford e outras 2 milhões da Coronavac/Butantan, imunizantes produzidos no país. Além destes, 924 mil doses da vacina da Pfizer/BioNTech, produzida nos Estados Unidos, chegam ao Brasil.

Com informações do site Alô Alô Bahia.