Acontece

Segundo a OMS, variante Delta circula em mais de 110 países

Foto: Mark Lennihan/AP
Cepa originada na Índia é a mais contagiosa, de acordo com estudo recente

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que a variante Delta da Covid-19 já está presente em mais de 111 países até o momento, número que pode ser ainda maior, já que, de acordo com a líder técnica da resposta à pandemia, Maria Van Kerkhove, há limitações para a realização do sequenciamento do vírus em alguns países.

Segundo Kerkhove, em sessão virtual da entidade, pesquisadores estão buscando entender o motivo da maior taxa de contágio da cepa, com o objetivo de reunir todas as informações e estudar a possibilidade de mudanças nas orientações da OMS.

Sem apresentar aumento no número de casos graves e mortes, dados de dois países sugerem que há maior risco de hospitalização provocada pela variante.

“A variante delta em um cenário no qual nem todos têm acesso à vacina, no qual há o aumento da mobilidade de pessoas, com aglomerações, e retirada de medidas de restrição, é uma loteria mortal que estamos jogando”, disse.

A líder ainda ressaltou que outras variantes também são causam preocupação à entidade, como a lambda, identificada no Peru e já presente em mais de 30 países. “Não dizemos isso para assustar as pessoas, mas porque há muito que podemos fazer”, reitera.

Cerca de 25% dos casos e 40% das mortes por Covid-19 no mundo na última semana foram registrados nas Américas, com mais de 1 milhão de casos positivos da doença e mais de 22 mil mortes. Quase 300 mil casos foram reportados só no Brasil.

Ao redor do globo, houve um aumento de 11,5% nos casos e 1% nas mortes no mesmo período. Na Europa, o aumento no número de casos foi de 21%.

De acordo com o diretor executivo da OMS, Michael Ryan, a baixa taxa de vacinação na região tem impactado no número de hospitalizações e mortes.

Com informações do UOL.