Acontece

Anticorpos de quem teve Covid-19 não protegem contra variante Gama

Foto: Folha Vitória
Variante Gama se mostrou resistente às barreiras naturais do corpo, segundo estudo

Um estudo internacional que envolveu pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) apontou que a variante Gama da Covid-19, anteriormente chamada de P.1, que tem origem no Brasil, consegue escapar dos anticorpos gerados pelo sistema imunológico de uma pessoa que já foi infectado com outras variantes, o que explica o motivo das reinfecções.

De acordo com os pesquisadores, os resultados foram obtidos em laboratório, e o estudo não inclui outros tipos de resposta imune ao organismo, como imunidade celular. Os resultados da pesquisa foram publicados no dia 8 de julho, como artigo na revista científica The Lancet.

William Marciel de Souza, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, é o primeiro autor do artigo e ressalta que o estudo analisou amostras do plasma de pacientes que tiveram a doença e de pessoas que receberam a Coronavac, revelando que mesmo após a vacinação e possível se infectar novamente, e destaca a importância de manter as medidas de proteção, como o uso de máscaras e o distanciamento social.

O pesquisador ainda lembra que a vacina produzida pelo Instituto Butantan e a farmacêutica Sinovac não impede a infecção, mas combate a forma grave da Covid-19.

Com informações da Agência Brasil.