Acontece

Feira de Caruaru é revalidada como Patrimônio Cultural do Brasil

Foto: Reprodução
Decisão foi anunciada a 96ª Reunião do Conselho Consultivo Patrimônio Cultural do Iphan

Nesta quinta-feira (22), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) decidiu pela revalidação do título de Patrimônio Cultural do Brasil à Feira de Caruaru (PE). O órgão fez o anúncio durante a 96ª Reunião do Conselho Consultivo Patrimônio Cultural, que contou com a presença da presidente Larissa Peixoto e do diretor do Departamento de Patrimônio Imaterial (DPI), Tassos Lycurgo, além de membros do Conselho.

“Os principais critérios para revalidação de um bem imaterial são: se ele continua sendo uma referência cultural para aquela comunidade e se há o consentimento dos próprios detentores […] em relação a revalidação do título de Patrimônio Cultural’, explicou Larissa.

O Conselho Consultivo é responsável por tratar de questões relativas ao patrimônio cultural brasileiro, seja ele material ou imaterial. O órgão é vinculado à Secretaria Especial da Cultura e ao Ministério do Turismo, sendo a instância responsável pela decisão final nos processos de revalidação do título dos bens culturais registrados.

“Esses bens caracterizam-se pelas práticas e domínios da vida social como importantes elementos de sua identidade. São transmitidos de geração a geração, criando um sentimento de continuidade e contribuindo para promoção do respeito à diversidade cultural e à criatividade humana”, completou.

Com informações do Alô Alô Bahia.