Acontece

Conheça 8 atletas mais jovens da Olimpíada de Tóquio

Foto: Reprodução/TV Globo
Todas são mulheres, como a skatista brasileira, de 13 anos, Rayssa Leal

Apesar da pouca idade, existe talento de sobra! Em poucos dias de competição, eles já mostraram que não estão para brincadeira. Alguns deles já quebraram recordes e garantiram seu lugar no pódio – como a skatista brasileira Rayssa Leal, a Fadinha, de apenas 13 anos, que conquistou a medalha de prata na modalidade Skate Street.

O COI (Comitê Olímpico Internacional) não determina uma idade mínima universal para os atletas olímpicos, mas os esportes individuais têm limites de elegibilidade.

Os ginastas, por exemplo, devem ter 16 anos para competir, enquanto os boxeadores devem ter completado 18 anos. O skate olímpico não tem exigência de idade mínima, abrindo portas para jovens competidores como a brasileira Rayssa.

Veja, abaixo, os atletas mais jovens que estão competindo na Olimpíada de Tóquio:

Foto: Reprodução/Forbes

Henda Zaza

Idade: 12 anos

A síria prodígio do tênis de mesa é a atleta mais nova dessa edição. Ela foi eliminada no último sábado (24) depois de perder por 4 a 0 na primeira rodada contra o austríaco Liu Jia.

Foto: Reprodução/Forbes

Kokona Hiraki

Idade: 12 anos

A japonesa se tornou a atleta mais jovem a competir pelo Japão na história das Olimpíadas na modalidade do skate park.

Foto: Reprodução/Forbes

Rayssa Leal

Idade: 13 anos

A maranhense, mais conhecida como “Fadinha”, conquistou a prata na categoria de skate street e, atualmente, é a brasileira mais jovem a receber uma medalha olímpica — e a sétima medalhista no ranking dos atletas com menos idade na história da Olimpíada.

Foto: Reprodução/Forbes

Sky Brown

Idade: 13 anos

A skatista britânica Sky completou 13 anos este mês, tornando-se a atleta olímpica da Grã-Bretanha mais jovem de todos os tempos.

Foto: Reprodução/Forbes

Momiji Nishiya

Idade: 13 anos

Se Rayssa ganhou a prata, foi a japonesa Momiji – apenas quatro meses mais velha que a brasileira -, quem levou o primeiro lugar no pódio do skate street. O feito fez da atleta a segunda medalhista de ouro mais jovem da história.

Foto: Reprodução Forbes

Quan Hongchan

Idade: 14 anos

A chinesa está concorrendo na modalidade feminina de saltos ornamentais da plataforma de 10 metros.

Foto: Reprodução/Forbes

Summer McIntosh

Idade: 14 anos

A canadense estabeleceu, no domingo (25), um novo recorde na natação para sua terra natal. Ela concluiu a prova de nado livre 400 metros em 4min2seg72.

Foto: Reprodução/Forbes

Katie Grimes

Idade: 15 anos

A nadadora é a integrante mais nova do time de natação dos Estados Unidos desde a medalhista de ouro Katie Ledecky, que estreou na Olimpíada de Londres em 2012 com a mesma idade. Hoje, aos 24, Katie disse, durante as classificatórias para Tóquio, que Grimes era “o futuro” do esporte.

Com informações da Forbes Brasil.