Acontece

Portugal anuncia fim de restrições e liberação de máscaras

Foto: Patricia de Melo Moreira/AFP
A primeira medida é o fim do toque de recolher, que deixa de valer neste domingo (1º)

O governo português anunciou o fim das restrições impostas pela pandemia da Covid-19 no país. As novas medidas começarão a valer neste domingo (1º) e ocorrerão de forma gradual, com datas a serem definidas com o avanço da vacinação no país.

A partir das 23h do domingo, os portugueses não precisarão mais obedecer ao toque de recolher, que será retirado juntamente com as restrições de horários de funcionamento de restaurantes e lojas.

De acordo com o primeiro-ministro António Costa, os eventos esportivos também passarão a contar com público, desde que obedeçam a algumas condições que ainda não foram reveladas. Os trabalhadores que vinham realizando suas atividades no formato home office também estarão liberados para comparecerem aos escritórios e demais ambientes de trabalho, mas o governo ainda recomenda a manutenção do modelo remoto.

A expectativa é que o progresso do plano de imunização no país possibilite a suspensão de mais restrições nos próximos meses. Atualmente, Portugal conta com cerca de 50% dos adultos completamente vacinados, e espera que a segunda fase de liberações inicie em setembro, quando prevê que 70% da população terá completado o cronograma vacinal.

Nesta segunda fase, o uso de máscaras em áreas externas será derrubado, sendo exigidas apenas em ambientes fechados e em locais com grandes aglomerações. Já no mês seguinte, a expectativa é que bares e boates reabram as portas para aqueles que apresentarem o certificado digital da União Europeia ou teste negativo para Covid-19.