Acontece

Brasil tem 100 milhões de vacinados com ao menos uma dose

Foto: Divulgação/Prefeitura de Sorocaba
O número equivale a cerca de 46% da população que recebeu o imunizante contra a Covid-19

Um novo balanço divulgado pelo consórcio de veículos de imprensa aponta que o Brasil conta com cerca de 100 milhões de pessoas que já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Isso quer dizer que cerca de 46% da população conseguiu se vacinar.

O ritmo de aplicação de doses segue lento no país, e conta com um agravante: cerca de quatro milhões de brasileiros não retornaram aos locais de vacinação para receberem a segunda dose. Só em São Paulo, este número supera os 500 mil.

Especialistas ressaltam que a agilização do ritmo de vacinação poderia fazer o Brasil estar num patamar melhor, semelhante ao de países com o plano de imunização mais avançado.. De acordo com o infectologista Júlio Croda, da Fundação Oswaldo Cruz, a falta de doses impede que o país aplique o máximo de vacinas diárias, já que o Sistema Único de Saúde tem capacidade de vacinar de duas a três milhões de pessoas por dia.

“Poderia ser muito melhor se nós tivéssemos feito a compra no passado, quando foi ofertado um número de doses bastante expressivo”, afirma Croda.

A expectativa do Ministério da Saúde é completar a vacinação de 80% da população até o fim do ano.