Acontece

Japão estende estado de emergência por Covid-19 em Tóquio

Foto: Issei Kato/Reuters
País tem enfrentado aumento de casos e baixo índice de vacinação

Sede dos Jogos Olímpicos de 2020, Tóquio teve o estado de emergência por causa da pandemia da Covid-19 estendido pelo governo japonês. A medida foi tomada por conta de um aumento nos casos da doença no país e deve seguir até 31 de agosto, o que faz com que o regime se prolongue até metade das Paralimpíadas, que acontece de 24 de agosto a 5 de setembro.

O procedimento será adotado pelas regiões de Chiba, Kanagwa e Saitama, além da metrópole de Osaka e a capital japonesa, que registrou cerca de 3,3 mil infecções nas últimas 24 horas. O Japão contabilizou 10 mil contágios em um dia nesta quinta (29), número inédito desde o início da pandemia.

Apesar da alta no número de infecções, o governo descarta uma relação com as Olimpíadas, que tem 220 casos confirmados entre funcionários e atletas.

Há quase dois meses, o Japão tem registrado menos de 100 óbitos diários, mas vem enfrentando o lento ritmo de vacinação somado a um amento das infecções. Até então, o país tem 39% da população que já recebeu a primeira dose e 28% já está completamente vacinada.