Acontece

Surto da variante Delta obriga China a confinar população

Foto: Gonzalo Fuentes/Reuters
Restrição teve início no país nesta segunda-feira (02)

Um novo aumento no número de casos de Covid-19, sendo o maior surto em meses, obrigou a China a impor um novo confinamento a milhões de cidadãos a partir desta segunda (02), dia em que o país registou 55 novas infecções locais.

Esta é mais uma das medidas do governo chinês a fim de conter o avanço da variante Delta, que já está presente em 20 cidades de diferentes províncias. Além do confinamento, a China tem intensificado a aplicação de testes, restrições a viagens e imposição de quarentenas aos casos identificados.

Mais de 1,2 milhão de cidadãos de Zhuzhou, cidade que fica no centro da província de Hunan, ficarão confinados por três dias durante uma campanha de vacinação e de testes entre os moradores locais. Outros 1,5 milhão de moradores de Zhangjiajie, ponto turístico próximo a Zhuzhou, foram confinados desde a última sexta-feira (30). As medidas se chocam com as perspectivas do país, que comemorava a redução dos casos domésticos de Covid-19, que chegou a praticamente zero desde o surgimento da doença em Wuhan, no fim de 2019.

Na capital chinesa, turistas tiveram a entrada bloqueada durante a alta temporada das férias de verão. Por determinação das autoridades, após a descoberta de casos entre residentes vindos de Zhangjiajie, apenas “viajantes essenciais”, com testes negativos, terão permissão para acessar a cidade.

Com informações da AFP