Sede dos Jogos Olímpicos 2020, Tóquio contabilizou nesta quinta-feira (5) mais de cinco mil casos de Covid-19 num espaço de 24 horas, a maior marca registrada na capital japonesa desde o início da pandemia, em 2020. De acordo com o ministro para a Gestão da Emergência de Covid-19, Yasutoshi Nishimura, a alta se dá, principalmente, pela disseminação da variante Delta, que já representa 60% das contaminações do país.
Com 5.042 infecções identificadas, a cidade superou o recorde anterior, 4.166 casos, que foram contabilizados na quarta-feira (4), comprovando que as perspectivas das autoridades sanitárias do país acerca do aumento de casos serem impulsionados pelas Olimpíadas não estavam erradas, apesar de não haver evidências reais da relação entre o evento e o aumento das contaminações. Desde junho o país vem observando uma escalada de casos da doença.
Tóquio tem hoje 135 pacientes internados em unidades de terapia intensiva, o maior número desde o início de fevereiro. O que preocupa o governo japonês, que ampliou o estado de emergência em toda a região metropolitana da cidade e de outras cinco regiões até 31 de outubro. Outras oito cidades devem entrar em emergência nesta sexta-feira (6).
A medida, que vale para quase todo o país, impõe limitações de horários para bares e restaurantes, além da proibição da venda de bebidas alcoólicas em locais de entretenimento a partir das 19h. O objetivo é evitar o colapso do sistema de saúde.
Atualmente, o Japão conta com 41% da população em processo de vacinação, incluindo primeira e segunda doses. Ao todo, o país soma 979 mil casos e 15,2 mil mortes desde a chegada do coronavírus ao país.
Com informações da ANSA.
Adicionar comentário