Acontece Malas Prontas

Olimpíada de Paris ocupará os melhores pontos turísticos da cidade

Quadra de vôlei de praia será aos pés da torre Eiffel - Foto: Reprodução/Casa Vogue
O plano estratégico desenvolvido pelo escritório Populous deve ter quadra de vôlei de praia aos pés da Torre Eiffel, competições de maratona aquáticas no rio Sena, provas hipismo nos jardins do Palácio de Versalhes e corridas de ciclismo na Champs-Élysées

Paris já se prepara para sediar a primeira Olimpíada ecológica da história. O plano é dar prioridade à sustentabilidade, com estruturas que já estão disponíveis na cidade. Segundo divulgado, 95% dos espaços que devem ser usados durante os jogos já existem ou serão adaptações temporárias – o que não só diminui o dinheiro gasto e as intervenções desnecessárias na cidade, mas ainda faz com que quase todas as competições tragam de brinde vistas para os principais pontos turísticos parisienses.

O projeto arquitetônico já tem um plano estratégico, desenvolvido pelo escritório Populous, responsável por outros grandes eventos esportivos.

A Olimpíada de Paris deve ser a primeira ecológica da história – Foto: Reprodução/Casa Vogue

Quadra de vôlei de praia aos pés da torre Eiffel, competições de maratona aquáticas no rio Sena, provas de hipismo nos jardins do Palácio de Versalhes e corridas de ciclismo na Champs-Élysées, já são alguns dos cenários confirmados para a Olimpíada de 2024.

Corridas de ciclismo na Champs-Élysées – Foto: Reprodução/ Casa Vogue
Foto: Reprodução/Casa Vogue

Outro ponto chave dos Jogos de 2024 é a mobilidade. Dividindo os principais centros esportivos em dois núcleos, o Paris Centre e o Grand Paris, os organizadores garantem que ao menos 22 dos esportes que compõem a competição estarão localizados em um raio de no máximo 10 km de distância.

Foto: Reprodução/Casa Vogue

O plano também exalta a malha metroviária de Paris e prevê que até 2024, 100% dos espectadores poderão chegar a qualquer um dos jogos usando transportes sustentáveis. Algo bastante desejável na cidade que promete o fim dos carros à gasolina e diesel até 2040.

Ao fim dos jogos, os edifícios devem tornar moradias para a população de baixa renda – Foto: Reprodução/Casa Vogue

Quanto as construções que inevitavelmente terão que ser feitas, como a vila olímpica, por exemplo, a proposta é que, ao fim dos jogos, os edifícios se tornem moradias para a população de baixa renda.

Jardim de Versalhes também seriará jogos – Foto: Reprodução/Casa Vogue

 

*Com informações da Casa Vogue