Acontece

Segundo a FNP, doses da Pfizer devem ter intervalos reduzidos

Foto: Lucy Nicholson/Reuters
Ministério da Saúde garantiu a primeira dose para mudar intervalo de aplicação do imunizante

Nesta quinta (12), o presidente do Consórcio Conectar, iniciativa liderada pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), Gean Loureiro, declarou que o Ministério da Saúde deve reduzir o intervalo entre as doses da vacina da Pfizer. A informação foi dada em entrevista à CNN.

Em reunião com representantes da pasta, foi confirmada a chegada de 35 milhões de doses em agosto e outras 66 milhões em setembro, o que deve garantir a vacinação com a primeira dose de toda a população. A partir de então, o ministério deve alterar o prazo de aplicação para 21 dias após a primeira dose. Hoje, esse intervalo é de três meses.

Visando as festas de fim de ano, a FNP foi quem fez o apelo pela redução, já que os encontros familiares nessa época do ano podem elevar o número de casos da doença caso as duas doses não tenham sido completamente administradas.

Loureiro ainda declarou que, apesar da alta de casos da variante Delta no mundo, o domínio da cepa Gama tem freado o avanço desta.

“Nossa tarefa é continuar acelerando o processo de vacinação, continuar as medidas de distanciamento e máscara, convivendo com a necessidade do retorno das atividades econômicas”, completou.

A Frente Nacional dos Prefeitos segue pedindo cautela nas grandes comemorações de fim de ano, orientando os municípios a prepararem estruturas administrativas e só decidirem sobre festas quando houver um cenário de maior controle.