Acontece

Avião para 100 passageiros decolou do Afeganistão com mais de 600

Foto: Defense One/Divulgação
O desespero toma conta dos moradores do país, após o grupo terrorista, Talibã, assumir o poder da capital

Em meio ao caos que Afeganistão está passando após o Talibã assumir o poder na capital Cabul, um avião militar americano C-17 Globemaster III decolou com 640 pessoas a bordo no domingo (15), de acordo com o site Defense One.

Segundo um funcionário da Defesa dos Estados Unidos, que falou ao site sob condição de anonimato, não estava previsto que a aeronave levasse tantas pessoas, mas afegãos se atiraram na rampa entreaberta para entrar no avião. O C-17 tem como capacidade indicada pouco mais de 100 passageiros.

O voo de Cabul, que partiu pouco tempo depois do retorno do grupo terrorista ao poder no país, tinha como destino o Qatar. Segundo o relato feito ao Defense One, a decisão de decolar, com a quantidade não permitida, foi da tripulação.

O aeroporto da capital afegã tem registrado cenas de desespero da população buscando fugir da cidade. Na mais chocante delas, ao menos duas pessoas morreram após se alojar junto ao trem de pouso de um gigantesco cargueiro militar americano em plena decolagem.

Dezenas de civis fizeram o mesmo com outros aviões militares e invadiram duas aeronaves comerciais estacionadas na pista. Ao menos sete pessoas morreram, de acordo com a agência de notícias Associated Press.

Os americanos ocupavam o Afeganistão com tropas militares desde 2001, após os atentados terroristas de 11 de setembro, quando os americanos retiraram o Taleban do poder. Antes, o grupo fundamentalista governou o país por cinco anos, em um regime marcado pela violência e pelo desrespeito aos direitos humanos.

Após 20 anos de guerra, no entanto, as tropas ocidentais não conseguiram fortalecer o Estado afegão, e bastou o anúncio do governo Joe Biden de que retiraria os militares do país para que, em poucas semanas, o Talibã retomasse o poder, numa ofensiva militar que se concretizou no domingo.

Com informações da Folha de S. Paulo.