Acontece

Governo de PE confirma circulação da variante Delta da Covid-19

Foto: Hélia Scheppa/SEI
Confirmação reforça a necessidade da vacinação e da manutenção dos cuidados a fim de evitar a infecção

A variante Delta da Covid-19 já está em circulação em Pernambuco, confirmou nesta quarta-feira (18) o secretário estadual de Saúde André Longo, após a detecção de dois casos de infecção pela cepa originária da Índia em Abreu e Lima e Olinda, na semana passada.

As investigações epidemiológicas realizadas pelos municípios confirmaram a presença da variante, mas não foi encontrado vínculo entre os pacientes positivos, o que indica a probabilidade de circulação da cepa no Estado.

“Com os resultados encontrados até o momento, não conseguimos identificar os casos que positivaram para a doença antes desses pacientes. Seguiremos reforçando o sequenciamento genético das amostras, principalmente dos contatos relacionados aos dois pacientes, para rastrear a possível presença da Delta no Estado”, reforçou André Longo.

Outros possíveis contatos dos pacientes infectados pela variante seguem sendo investigados pela SES-PE. E a circulação da cepa Delta no estado reforça a necessidade da vacinação e da manutenção dos cuidados a fim de evitar a infecção, como o uso de máscaras e o distanciamento social. “A pandemia não acabou. O vírus continua circulando, com a introdução de variantes preocupantes, como é o caso da Delta. Completar o esquema vacinal, com as duas doses, é essencial para a eficácia da imunização”, ressaltou.