Acontece

Estados Unidos aprovam registro definitivo da vacina da Pfizer

Foto: Thayna Polin/Prefeitura de Bauru
Imunizante é o primeiro do país a receber a concessão para uso em pessoas com mais de 16 anos

A FDA, a agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos, anunciou a concessão do registro definitivo à vacina contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech para todos os cidadãos com mais de 16 anos. A medida deve reforçar a adesão dos norte-americanos à vacinação contra o novo coronavírus, já que muitos ainda estão temerosos quanto ao medicamento, já que seu uso era emergencial.

“Esta aprovação pela FDA deve dar a confiança extra de que esta vacina é segura e eficaz. Se você ainda não se vacinou, esta é a hora”, publicou o presidente Joe Biden, no Twitter.

O imunizante da Pfizer é o primeiro a receber a aprovação total da FDA e será comercializado com a marca Comirnaty, tendo seu registro aprovado com base em dados atualizados sobre sua segurança e eficácia, em teste clínico realizado com mais de 40 mil voluntários.

Com relação aos adolescentes de 12 a 15 anos, a vacina segue autorizada de forma emergencial, mas passível de prescrição por médicos, inclusive para menores de 12 anos, caso seja benéfica para o paciente.

Cerca de 30% dos adultos dos Estados Unidos afirmaram que a aprovação do registro definitivo do imunizante os tornariam mais propensos a aceitarem a dose, de acordo com uma pesquisa recente da Kaiser Family Foundation. O país é, ainda hoje, o mais afetado pela pandemia na Covid-19 no mundo, com quase 630 mil mortos.

Com informações do UOL.