Acontece

PE anuncia eventos-teste com até 1,2 mil pessoas em setembro

Foto: Divulgação
A ideia é avaliar o resultado e definir os próximos passos para o avanço da flexibilização no estado

O governo de Pernambuco anunciou a realização dos primeiros eventos-teste no estado. De acordo com a secretária-executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, o eventos, que devem aglomerar até 1,2 mil pessoas ou 50% da capacidade, a depender do local, servirão para testar os protocolos do selo Passe Seguro PE. Para participar, o público deve ter recebido as duas doses ou uma dose e o teste negativo para Covid-19.

Com duração máxima de sete horas, os eventos poderão ser realizados após a solicitação dos produtores e organizadores ao Governo do Estado, que irá avaliar e decidir se o local está cumprindo todos os protocolos. Entre as regras para realização está o horário máximo estipulado para o fim da festa: meia-noite.

“Produtores e organizadores devem encaminhar os seus pedidos para o governo para receber aval da Secretaria de Saúde e do Procon. A partir daí, poderemos avançar nos meses seguintes, com bases no resultados desses primeiros eventos, para ampliar a capacidade de carga”, acrescentou a secretária-executiva.

Segundo Ana Paula, 80% dos ingressos deverão ser destinados aos já completamente vacinados, seja com as duas doses ou a dose única, 15 dias após o fim da imunização. Já os demais 20% serão direcionados àqueles que tomaram a primeira dose e vão apresentar o teste negativo para o coronavírus, realizado 24h antes.

Outra regra é a permanência do público sentado e com máscara, exceto na hora do consumo de alimentos e bebidas. Além disso, quem participar, deverá realizar o teste RT-PCR entre 48h e 72h após o evento, por amostragem, de responsabilidade dos organizadores.

Demais mudanças

Eventos esportivos – Fica permitida a presença de torcida, até 300 pessoas ou 50% da capacidade do local, o que for menor, em competições esportivas, com exceção do futebol profissional.

Eventos corporativos – A capacidade subirá para 500 pessoas ou 80% do local, o que for menor. Será permitida a música ao vivo, mas sem espaço para dança. A partir de 300 pessoas, será necessário o controle seguro de esquema vacinal, sendo 80% de venda dos ingressos para pessoas com 2ª dose da vacina, contados a partir do 15° dia após a aplicação para o acesso, ou 1 dose, no caso de vacina de dose única; e 20% para pessoas com 1ª dose e teste de antígeno realizado 24 horas antes do evento.

Eventos sociais/Buffet – Vão poder funcionar em todo o Estado, das 8h à 1h da madrugada, durante a semana e nos finais de semana e feriados. A capacidade avança para 300 pessoas ou 80% do local, o que for menor. A partir de 100 pessoas, será necessário o controle seguro de esquema vacinal, sendo 80% de venda dos ingressos para pessoas com 2ª dose da vacina, contados a partir do 15° dia após a aplicação para o acesso, ou 1 dose, no caso de vacina de dose única; e 20% para pessoas com 1ª dose e teste de antígeno realizado 24 horas antes do evento. Deve haver monitoramento de convidados após o evento. Permanece permitida a apresentação musical com até cinco integrantes, com quaisquer instrumentos musicais, incluindo o cantor ou DJ, mas sem dança e sem a permanências das pessoas em pé.

Colação de grau, aula da saudade e culto ecumênico – A capacidade sobe para 500 pessoas ou 80% do local, o que for menor. A partir de 300 pessoas, será necessário o controle seguro de esquema vacinal, sendo 80% de venda dos ingressos para pessoas com 2ª dose da vacina, contados a partir do 15° dia após a aplicação para o acesso, ou 1 dose, no caso de vacina de dose única; e 20% para pessoas com 1ª dose e teste de antígeno realizado 24 horas antes do evento. Permanece permitida a apresentação musical com até cinco integrantes, com quaisquer instrumentos musicais, incluindo o cantor ou DJ, mas sem dança e sem a permanências das pessoas em pé. Alimentos e bebidas também são permitidos. Continuam funcionando em todo o Estado, das 8h à meia-noite, durante a semana e nos finais de semana e feriados.

Escritórios comerciais – Permanecem com 70% de ocupação.