Acontece

Acusado de estupro, médium João de Deus volta a ser preso em Goiás

Foto: Daniel Marenco/ Agência O Globo
Novo pedido de prisão foi feito pelo MP pelo fato das vítimas se sentirem inseguras com o cumprimento da pena em regime domiciliar

O médium João de Deus voltou a ser preso nesta quinta-feira (26), na cidade de Anápolis, em Goiás, a pedido do Ministério Público. Acusado de abuso sexual à diversas mulheres durante atendimentos espirituais, ele cumpria a pena em regime domiciliar.

De acordo com o Ministério Público, foi o fato das vítimas se sentirem inseguras com o ex-líder religioso estar cumprindo a pena em casa que motivou a nova denúncia, que foi aceita pela justiça, o tornando réu.

João de Deus foi preso em dezembro de 2018, após várias mulheres o denunciarem por abuso sexual durante atendimentos espirituais em Abadiânia. Na ocasião, mais de 300 denúncias foram recebidas, culminando na criação de uma força-tarefa para investigar os crimes.

Desde o início negando as acusações, o médium já foi condenado por posse ilegal de armas e crimes sexuais contra dez mulheres, e ficou preso até março de 2020, quando foi autorizado a ficar em prisão domiciliar, devido à pandemia da Covid-19.

Ao ser preso nesta quinta, João de Deus foi encaminhado à Central de Flagrantes de Anápolis e deverá ficar no Núcleo de Custódia de Aparecida de Goiânia. O advogado do idoso declarou que irá recorrer da decisão.

Confira a nota da defesa do médium:

“Concernente à concessão prisão do médium João Teixeira de Faria ocorrida na data de hoje( 26/08/2021), a defesa recebeu a notícia com espanto e se mostra estarrecida diante da flagrante ilegalidade da nova prisão, pois a decisão advinda da Comarca de Abadiânia atropelou conscientemente a outra decisão proferida anteriormente pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás que havia concedido prisão domiciliar humanitária ao Requerente em 11 de maio de 2021, à unanimidade de votos, lastreada nas diversas doenças que médium possui e também por ter mais de 80 anos. A despeito disso, a defesa irá recorrer, mas considera temerária a decisão que determinou o retorno do Requerente para a prisão, especialmente por tratar-se de idoso com mais de 80 anos idade e reconhecidamente doente, situação que se agrava porque estamos em meio a uma pandemia da COVID-19, onde todos sabem que idosos, mesmo completando o processo vacinal, fazem parte do grupo de risco. Joao Teixeira de Faria aguarda os tramites legais e após será recolhido no cárcere. Durante o período em que esteve sob as condições da prisão domiciliar cumpriu com todas as determinações da Justiça, não havendo motivação para que medida tão extrema fosse aplicada nesse momento”.