Acontece

Europa tem obrigação de acolher afegãos, diz Conselho

Foto: Javier Barbancho/Getty Images
Após o Talibã assumir o poder no Afeganistão, já foram registrados a evacuação de mais de 100 mil civis

A comissária de direitos humanos do Conselho da Europa, Dunja Mijatovic, afirmou nesta segunda (30) que os Estados-membros do órgão têm obrigação de acolher refugiados do Afeganistão.

A declaração chega enquanto alguns integrantes da instituição, como Grécia, Eslovênia e Hungria, já se movimentam e constroem até muros para barrar possíveis fluxos de afegãos.

“Os Estados-membros devem honrar suas obrigações em matéria de acolhimento de quem foge da terrível situação no Afeganistão. Os países têm capacidade individual e coletiva para fazê-lo”, declarou Mijatovic, que chefia o Conselho da Europa desde abril de 2018.

“Muitos governos enviaram sinais positivos, se dizendo prontos a dar hospitalidade aos afegãos, mas muitos outros Estados sugeriram, anunciaram ou tomaram medidas para fechar fronteiras, limitar pedidos de refúgio ou recusá-los”, acrescentou a comissária.

O Conselho da Europa é um organismo independente com sede em Estrasburgo e que reúne quase todos os países do velho continente. Seu objetivo é promover o respeito aos direitos humanos em seus Estados-membros.

Após o Talibã assumir o poder no Afeganistão, já foram registrados a evacuação de mais de 100 mil civis pelos Estados Unidos e pelos países que participaram da missão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Com informações da ANSA.

Dünyaya açılmak için hala neden bekliyorsunuz?

Türk takipçi

Günümüz de en önde giden sosyal medya platformlarından olan instagram ile günümüzün uzun bir süresini geçiriyoruz tabiki bu durumda ise birşeyler paylaştığımız vakit beğenilmek istiyoruz. yüzler ce binlerce takipçisi olan arkadaşlarınızdan yada rakip iş yeri sahiplerinizden önde olmak istemezmisiniz? eğer bunları düşünüyor ve siz de sosyal medya da satış yaparak para kazanmak istiyorsanız sizi https://instagramaktiftakipci.com/turktakipci/ bekliyoruz