Acontece

Maria do Céu será homenageada pelo Maracambuco em 2022

Maria do Céu, na Parada da Diversidade de Pernambuco 2019 - Foto: Jose Britto
Psicóloga, produtora cultural e militante LGBTQIA+ será a 17ª homenageada do grupo

O grupo de maracatu Maracambuco anunciou que a psicóloga, produtora cultural e militante LGBTQIA+ Maria do Céu será a homenageada do carnaval 2022. Após a pausa provocada pela pandemia da Covid-19, a tradição deverá ser seguida.

Engajada com movimentos sociais e culturais há mais de 25 anos, a recifense Maria do Céu sempre atuou como produtora cultural e empreendedora da noite LGBTQIA+. É ela o nome por trás do sucesso do Grupo Metrópole, um dos locais de referência em diversidade e da luta pelos direitos humanos no Nordeste.

Psicóloga de formação, fundou em 2009 o Instituto Boa Vista, ONG que desenvolve projetos para pessoas a partir de 60 anos e cidadania LGBTQIA+, dando todo suporte jurídico e psicológico à comunidade homo e trans do estado, além de desenvolver campanhas contra a homofobia, DSTs e conscientização do público.

Maria foi representante do Ministério da Cultura no Nordeste por dois anos, membro do Conselho de Direitos Humanos do Recife e coordenadora do programa Diversidade do Partido Popular Socialista (PPS).

Fundado em 9 de junho de 1993, o Maracambuco busca divulgar, preservar e promover a cultura do estado, em especial o Maracatu de baque virado. Fruto desse trabalho o grupo conquistou alguns prêmios, como o Cabeça de Galo, por cinco anos, e a Medalha Ordem do Mérito Cultural 2013, concedido pela Presidência da República junto com o Ministério da Cultura. Em 2017, o Maracambuco foi habilitado no Concurso de Registro de Patrimônio Vivo de Pernambuco.

Desde 2005, o Maracambuco escolhe ícones, personalidades e pessoas importantes para a história do grupo, a fim de prestarem homenagens. Nomes como os de Luiz Gonzaga, Alceu Valença, Bianka Carvalho e Romero Britto já receberam a honraria.