Acontece

Paixão de Cristo do Recife vira filme e ganha exibição online

Foto: Thiago Farias Neves
Com novo Jesus e elenco de veteranos, adaptação da peça teatral vai ao ar no Dia de Nosso Senhor Rei do Universo

Após duas Semanas Santas silenciadas por uma pandemia, a Paixão de Cristo do Recife agora vai parar no cinema. O maior espetáculo ao ar livre do Recife está sendo adaptado para o audiovisual e, em 22 de novembro deste ano terá seu filme exibido de forma online, pelo Youtube. Com novo Jesus pernambucano e elenco de veteranos, os ensaios estão acontecendo, desde agosto, no Teatro Hermilo Borba Filho, onde será gravado na última semana de setembro.

A 23ª edição da montagem assinada pela Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco (Apacepe) terá formato mais enxuto. “Paixão de Cristo do Recife: Jesus, a Luz do Mundo”, assim batizada desde 2019, passou de 1h40 para 1h20, e de 210 pessoas, entre atores, figurantes e equipe técnica, para cem.

“Se a pandemia separa, o desafio junta. Estamos todos, equipe técnica e elenco, irmanados, traduzindo um texto teatral para forma de roteiro cinematográfico, cena por cena, quadro por quadro, cumprindo todas as normas sanitárias. É um processo muito difícil, mas muito prazeroso”, declara o diretor e autor da montagem, Carlos Carvalho, presente desde 1976 em espetáculos da Paixão (Nova Jerusalém, Recife e Casa Amarela).

Foto: Thiago Farias Neves

A versão cinematográfica do espetáculo trará o ator Domingos Júnior em sua estreia na montagem da capital após interpretar Cristo em 2019, na Paixão de Cristo do Monte da Fé, em Paudalho, sua cidade de origem.

“Fazer Jesus é um desafio do entendimento do tempo de hoje, do tempo do passado e do que a gente pretende construir com a palavra desse personagem que, só pelo nome, mexe com tanta gente. É um papel complexo, foi interpretado de várias maneiras, em várias produções. Me sinto extremamente feliz por viver esta imensa responsabilidade: enxergo e sinto esta felicidade. Além de ser um prazer, é um aprendizado”, celebra o pernambucano de 29 anos.

Como ator, Domingos Júnior já esteve em filmes como “À Mesa”, que lhe garantiu o prêmio de Melhor Ator no 5º Festival de Muriaé (MG). Como diretor, assinou o curta “Corpo-Capital” (no qual também atuou) e o documentário “Com Chita e Paetê se Faz História”, que documenta a história da quadrilha junina mais antiga do Estado, a Rosa Linda, Linda Rosa.

O elenco traz também Angélica Zenith (Maria), Ivo Barreto (Judas), Sérgio Gusmão (Herodes), Carlos Lira (Pilatos), Gheuza (Madalena), além de Albemar Araújo (José de Arimateia), Maria do Céu (Herodíades) e Márcio Fecher (Satanás) entre os 43 nomes que compõem o elenco principal.

“Em 2021, a Paixão do Recife extrapola nosso Estado e ganha o mundo neste segundo ano pandêmico que de nós, artistas, exigiu ainda mais superação e reinvenção”, frisa Paulo de Castro, produtor-geral ao lado de Antônio Pires.

Realizado pela Apacepe, “Paixão de Cristo do Recife: Jesus, a Luz do Mundo” tem direção e texto de Carlos Carvalho, com produção geral da Paulo de Castro Produções, produção executiva de Cordas Cênicas, Roda Cultural, P. Castro e Renata Teles. Manuel Carlos assina os figurinos, a iluminação é de Eron Villar, que também ocupa a assistência de direção. A trilha sonora original foi criada pelo maestro José Renato Accioly. A montagem conta com o patrocínio da Prefeitura do Recife, apoio da TV Pernambuco, TV e Rádio Universitária e Brotfabrik.

Com informações da assessoria.