Acontece

STF vê discurso de Jair Bolsonaro como uma ameaça

Ministros do Supremo Tribunal Federal receberam como ameaça o discurso que o presidente Jair Bolsonaro fez na manifestação desta terça (7), em Brasília. Para seus apoiadores, Bolsonaro disse: “Ou o chefe desse Poder (Judiciário) enquadra os seus, ou esse Poder pode sofrer aquilo que não queremos”. Para integrantes da Corte, o recado foi claro no sentido de que boa coisa não é.

Os ministros estão atentos aguardando como será o discurso de Bolsonaro em São Paulo, previsto para as 16h. Depois disso, o presidente do STF, Luiz Fux, vai conversar com seus colegas para avaliar o cenário. “Vamos esperar São Paulo para ter uma avaliação completa”, disse um ministro para o UOL.

A ideia é debater com cada um quais providências a Corte pode (ou não) tomar a partir dos atos de hoje. Será discutido, por exemplo, se a fala de Bolsonaro é passível de ser investigada, ou se é o caso de dar uma resposta institucional – ou, ainda, se o momento é de silêncio, para não atiçar ainda mais os ânimos golpistas. Resta aguardar.