Acontece

Caminhoneiros fazem paralisação em estados e ocupam Esplanada

Greve dos caminhoneiros em maio de 201 (Foto: Douglas Magno/O Tempo/Estadão Conteúdo)
Movimento é espontâneo e parte de grupos que apoiam o governo

As críticas do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) direcionadas ao Supremo Tribunal Federal (STF) durante manifestações no Dia da Independência, realizadas em Brasília e São Paulo, encorajaram mais um ato, dessa vez dos caminhoneiros.

Nesta quarta-feira (8), ao menos três estados registraram bloqueios em estradas, com destaque para Santa Catarina, Paraná e Espírito Santo. No Distrito Federal, os bloqueios acontecem na Esplanada dos Ministérios. Os manifestantes tentam chegar a locais de acesso ao STF e ao Congresso.

Grande parte das paralisações tem sido organizada por grupos que apoiam o governo, que não são apoiadas por lideranças da categoria.

“Não há coordenação de qualquer entidade setorial do transporte rodoviário de cargas e a composição das mobilizações é heterogênea, não se limitando a demandas ligadas à categoria”, informou em nota o Ministério da Infraestrutura.

De acordo com a pasta, a Polícia Federal já foi mobilizada e está presente em todos os locais identificados. A expectativa é que as mobilizações cheguem ao fim até a 00h desta quinta-feira (9).