Acontece

11 de setembro: Biden homenageia vítimas nos locais dos ataques

Foto: Masatomo Kuriya/Corbis
Presidente americano visita Nova York, Pentágono e a Pensilvânia e participa de cerimônias

Neste sábado em que se completam 20 anos dos atentados de 11 de setembro nos Estados Unidos, o presidente Joe Biden cumpre uma agenda de homenagens às vítimas dos ataques, visitando cada um dos locais onde as aeronaves sequestradas pelos terroristas da Al Qaeda caíram em 2001.

No início da manhã, o democrata participou junto aos ex-presidentes Bill Clinton e Barack Obama, de uma cerimônia no local onde ficavam as torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York. A tragédia matou quase 3 mil pessoas na cidade, no Pentágono e na Pensilvânia, onde um quarto avião caiu em um campo.

O presidente também fará uma visita à Shanksville, na Pensilvânia, onde estará com o ex-presidente George W. Bush, líder do país na época. Após o compromisso, visitará o Pentágono, em Washington.

Apesar da agenda extensa, Biden não deverá fazer discursos neste sábado, mas prestou condolências às famílias das vítimas em um vídeo divulgado na sexta-feira (10). “É tão difícil. Quer seja no primeiro ano ou 20º, as crianças cresceram sem pais e os pais sofreram sem filhos”, disse Biden.

De acordo com o porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, a decisão de visitar os três locais da tragédia se deu pelo entendimento do presidente da importância da data, lembrada logo após o fim da guerra liderada pelos EUA no Afeganistão, iniciada justamente após os ataques, com o intuito de erradicar a Al Qaeda.