Acontece

Covid-19: 70 milhões já completaram a vacinação no Brasil

Foto: iStock
Cerca de 85% da população maior de 18 anos tomou ao menos uma dose do imunizante

O Ministério da Saúde divulgou neste sábado (11) que 44% da população adulta do país já completou o ciclo vacinal. O número representa 70 milhões de brasileiros que já tomaram as duas doses ou a dose única do imunizante contra a Covid-19.

De acordo com os dados da pasta, 136,9 milhões já receberam a primeira dose, o equivalente a 85% da população do grupo prioritário.

Os bons resultados são perceptíveis através dos números da doença no país. Segundo balanço recente, 23 estados estão com menos de 50% dos leitos de UTI e clínicos ocupados, ficando apenas Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul em zona de alerta, mas, ainda assim, abaixo de 70%.

Com relação às mortes, nos últimos dias houve redução no número de vidas perdidas para a doença. Um decréscimo de cerca de 60% na média móvel diária.

Atualmente, o país tem conseguido cumprir o objetivo de vacinar 1 milhão de pessoas por dia, possibilitando o avanço do Plano Nacional de Imunização. “Se continuarmos nesse ritmo será possível vacinar todo o público-alvo do país com as duas doses até o mês de outubro”, afirmou o ministro Marcelo Queiroga.

Mais de 259,4 milhões de doses das vacinas foram distribuídas pelo Ministério da Saúde aos estados e o Distrito Federal desde o início da campanha.