Acontece

Afeganistão: Talibã anuncia novas regras para estudantes mulheres

Foto: Epa/Via BBC
As universidades afegãs passarão a ser segregadas por gênero, e um novo código de vestimenta será adotado para as estudantes

Após o grupo fundamentalista islâmico tomar o poder no Afeganistão, novas regras estão sendo impostas às mulheres.

As universidades afegãs passarão a ser segregadas por gênero, e um novo código de vestimenta será adotado para as estudantes, segundo o anuncio do Talibã. As mulheres serão obrigadas a usar hijabs, mas o ministro Haqqani não especificou se coberturas faciais adicionais seriam novamente obrigatórias.

O ministro do Ensino Superior, Abdul Baqi Haqqani, disse que as mulheres teriam permissão para estudar, mas não próximas aos homens. O novo ministro disse ainda que as disciplinas ministradas nas universidades serão revistas. “Criar um currículo islâmico razoável que esteja de acordo com nossos valores islâmicos, nacionais e históricos e, por outro lado, seja capaz de competir com outros países”.

Vale lembrar que em 1996 a 2001 – ano em que o Talibã assumiu o poder pela última vez – várias regras foram impostas às afegãs. Mulheres e meninas foram banidas de escolas e universidades sob o governo terrorista. Depois da queda do grupo, as alunas não tinham que obedecer a um código de vestimenta e as universidades eram mistas, com homens e mulheres estudando lado a lado.

Especialistas afirmam que as novas regras de segregação excluirão as mulheres da educação porque as universidades não têm recursos para oferecer aulas separadas. No entanto, o ministro negou essa possibilidade e disse que há professoras suficientes. Nos lugares em que elas não estejam disponíveis, Haqqani afirmou que serão encontradas “alternativas”.

“Tudo depende da capacidade da universidade. Também podemos usar professores do sexo masculino para ensinar (as alunas) por trás de uma cortina ou usar tecnologia.”

Com informações do G1.