Acontece

Covid-19: Saúde suspende vacinação de jovens sem comorbidades

Foto: Stella Gonçalves/G1
Medida tem como base a falta de evidências científicas dos benefícios da vacina para jovens de 12 a 17 anos

O Ministério da Saúde anunciou, por meio da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, a suspensão da vacinação contra a Covid-19 de adolescentes sem comorbidades. De acordo com a pasta, apenas os jovens com idades entre 12 e 17 anos que tenham “deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade” integram o grupo que poderá receber o imunizante.

Em nota, a pasta justificou a decisão com o fato da Organização Mundial da Saúde (OMS) não ter recomendado a vacinação de crianças e adolescentes em geral, além das pessoas dessa faixa etária sem comorbidades apresentarem apenas sintomas leves ou manterem-se assintomáticas.

O ministério ainda ressaltou a inexistência de uma definição clara acerca dos benefícios da vacinação para esse grupo, e que o país tem apresentado melhora no quadro epidemiológico, com menos casos e óbitos causados pela doença. Finalizou afirmando que continuará a revisar suas decisões acerca do plano de imunização.

A medida fez com que as prefeituras de Natal (RN) e Salvador (BA) suspendessem a vacinação dos adolescentes sem comorbidades nesta quinta-feira (16).