Acontece

PE vai seguir com vacinação de adolescentes sem comorbidades

Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco
Decisão se dá após o Ministério da Saúde orientar a suspensão da campanha para jovens entre 12 e 17 anos

O Governo de Pernambuco anunciou que vai manter a vacinação contra a Covid-19 dos adolescentes de 12 a 17 anos que não tenham comorbidades, contrariando a orientação do Ministério da Saúde de limitar a aplicação àqueles que possuam algum tipo de comorbidade.

Em coletiva realizada na tarde desta quinta-feira (16), o secretário de Saúde André Longo reafirmou a necessidade dos adolescentes que já tomaram a primeira dose retornarem para completar o ciclo vacinal, e declarou que a pasta vai aguardar o posicionamento da Anvisa.

“Infelizmente, o Ministério da Saúde, em vários comunicados, sem combinar com os estados e municípios, fez esse comunicado de forma apressada e que gera essa intranquilidade. Vários estados que a gente acompanha estão revoltados com essa postura inicial levada a público pelo Ministério, quando na verdade, o que deveria ter sido feito era uma reunião e submeter as informações que se tem à Anvisa, que foi quem autorizou o público adolescente a tomar a Pfizer. Fomos pegos de surpresa com esse anúncio infeliz”, destacou André Longo acerca da inesperada decisão do Governo Federal.

Além do secretário, o médico Eduardo Jorge da Fonseca, representante da Sociedade Brasileira de Imunizações, esteve presente na coletiva e ressaltou que a aplicação do imunizante da Pfizer em adolescentes é segura.

“Hoje a orientação é que a vacina da Pfizer é segura para adolescentes. Estamos aguardando outro posicionamento da Anvisa para aguardar a decisão e a reunião amanhã do Comitê Técnico. Temos bases sólidas sobre isso, a vacina da Pfizer foi testada, verificada e aprovada em adolescentes”, afirmou.