Acontece

Vulcão com capacidade de causar tsunami no Brasil está em alerta

Foto: Pevolca/Divulgação
Aumento da atividade sísmica apode culminar numa erupção nos próximos dias ou semanas

Um aumento da atividade sísmica ao redor do vulcão de Teneguia, nas Ilhas Canárias, da Espanha, deixou cientistas do Instituto Geográfico Nacional da Espanha em alerta para a possibilidade de uma erupção nos próximos dias ou semanas.

Nos últimos dias, 4.222 tremores foram detectados no parque nacional Cumbre Vieja, que fiz em volta do vulcão, no sul da ilha de La Palma. De acordo com o instituto, os tremores têm chegado à superfície e coloca a ilha em alerta amarelo para erupção, o segundo de quatro níveis do sistema.

Não há, no entanto, evidência de uma erupção imediata, mas que há a possibilidade de uma mudança acontecer rapidamente, e espera-se que mais tremores sejam registrados nos próximos dias.

As Ilhas Canárias abrigam outros vulcões, como o de Teide, na ilha de Tenerife, e o de Timanfaya, na ilha de Lanzarote. A última vez que o Teneguia entrou em erupção foi em 1971.

Uma erupção explosiva do vulcão poderia provocar a desestabilização da ilha, jogando uma grande massa de terra para o mar, gerando um tsunami que atingiria todas as Américas, com maior impacto nos litorais das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Pesquisadores afirmam que não há motivo para preocupação, já que, se acontecer, as ondas de um tsunami chegariam à costa brasileira com menos impacto.