Acontece

Portugal passa a aceitar certificado de vacinação do Brasil

Foto: Olga Tarasyuk/iStock
A medida abrange apenas as vacinas aplicadas no Brasil e reconhecidas pela Agência Europeia do Medicamento (EMA) da UE

O governo de Portugal anunciou na manhã deste sábado (18) que os certificados de vacinação emitidos no Brasil passam a valer para a entrada de turistas em Portugal. A medida é válida para voos com origem em países terceiros, de fora da União Europeia (UE). Com isso, deixa de ser obrigatório a apresentação de testes negativos de chegada dos brasileiros aos aeroportos portugueses.

A medida abrange apenas as vacinas aplicadas no Brasil e reconhecidas pela Agência Europeia do Medicamento (EMA) da UE: Janssen, AstraZeneca, Moderna e Pfizer. A CoronaVac, aprovada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), não foi autorizada pelo órgão de controlo sanitário europeu.

“No âmbito das medidas de combate à pandemia da doença Covid-19 aplicada ao tráfego aéreo, o governo determinou que passassem a ser, em condições de reciprocidade e desde que cumpram os requisitos necessários, os certificados de vacinação e de recuperação emitidos por países terceiros , a específicos titulares foram administrados vacinas aprovadas pela Agência Europeia do Medicamento (Janssen, AstraZeneca, Moderna, Pfizer) ”, esclareceu o governo em nota.

De acordo com o Ministério da Administração Interna (MAI), os certificados serão aceitos apenas para a entrada no país. Não serão válidos para acesso aos demais locais e atividades nas cidades de Portugal onde são exigidos, como teatros, cinemas, eventos com público, interiores de restaurantes ou hospedagem em hotéis. Nesses casos, ainda será necessário apresentação de testes negativos contra a Covid-19.

O governou informou também que os testes ainda continuam como alternativa à chegada em Portugal para aqueles sem certificado válido.

Com informações de O Globo.