Acontece

Argentina suspende máscaras e anuncia reabertura de fronteiras

Foto: Juan Mabromata/AFP
Viajantes de países vizinhos poderão entrar no país em 1º de outubro, já turistas de outras partes do mundo estarão liberados a partir de 1º de novembro

A partir desta terça-feira (21), os argentinos não estão mais obrigados a usarem máscaras de proteção contra a Covid-19 em ambientes abertos. A decisão foi tomada após a queda no número de infecções no país, e faz parte de uma série de flexibilizações anunciadas pela ministra da saúde, Carla Vizzotti.

Entre as medidas, está a reabertura das atividades econômicas, industriais e comerciais em locais fechados, permitindo a presença de público, mas mantendo medidas de proteção como máscara e álcool em gel.

Com a melhora da pandemia no país, as fronteiras também serão reabertas para turistas vacinados vindos de países vizinhos a partir do dia 1º de outubro, incluindo brasileiros. Um mês depois, em 1º de novembro, o país sul-americano também reabre para turistas de todo o mundo, que precisarão apresentar comprovante de vacinação com o ciclo vacinal completo e que tenha sido concluído até duas semanas antes da entrada. Além disso, será exigido um teste PCR negativo feito até 72 horas antes da viagem e outro exame de cinco a sete dias após a chegada ao país.

A Argentina conta com 64,6% da população com ao menos uma dose da vacina e 43,7% com as duas. Desde o início da pandemia 5,24 milhões de argentinos foram infectados, enquanto 115 mil perderam a vida para a doença.