Acontece

Cineasta recifense apresenta filme sobre avó em festival em Paris

Foto: Divulgação
Produção será exibida no sábado no 17º Festival Brésil en Mouvements

O 17º Festival Brésil en Mouvements, que acontece entre os dias 1 e 3 de outubro, em Paris, terá um pernambucano representado entre os filmes apresentados. “Elos da Mariarca”, documentário que mostra a história de superação de uma mãe solteira de 12 filhos, é assinado pelo cineasta Thor de Moraes Neukranz.

A produção usa imagens de arquivo da família de Thor, e foi filmado no bairro de Água Fria, no Recife, onde vive o cineasta. A estrela do filme é dona Luzinete Lupercina, de 85 anos, avó materna de Thor. Feito com o objetivo de ser um Trabalho de Conclusão do Curso de Cinema da UFPE, o filme ganhou novos horizontes.

“Este filme é a coisa mais importante que eu fiz na vida até agora. Mostrar um pouco desta mulher, o afeto e a potência que ela tem. Ela vive a vida pelo amor; é uma inspiração para mim e tenho certeza de que para quem assistirá ao filme também vai ser”, conta o cineasta.

Thor ressalta a importância político-social do documentário que, segundo ele “é extremamente representativo, porque a gente sabe que no Brasil temos milhões de mães solteiras, que é o caso da minha avó”.

O filme mostra a vida de Luzinete nos últimos 25 anos, e aborda temas como a expansão da religião evangélica no país, a pandemia e o negacionismo. “A minha avó, assim como eu, é uma pessoa que rejeita profundamente este criminoso que está no poder no Brasil hoje, mas, mesmo assim, este discurso foi um pouco absorvido por ela”, diz Thor, ao lembrar que a avó acabou por se infectar com a Covid-19.

A produção do recifense foi ainda selecionada para o First Nations Film and Video, que acontece nos Estados Unidos, além de eventos nacionais, como o 14º Encontro de Cinema Zózimo Bulbul, no Rio de Janeiro, e o 11º Circuito Penedo de Cinema, em Maceió.

Na França, o filme será exibido no sábado (2), às 15h. Será ainda apresentado no 14º Ciné-Brésil, que acontecerá na Maison Internationale, nana cidade de Rennes.

Com informações de Paloma Varón, da RFI.