Acontece

COVID: Israel exige 3 doses para que pessoa seja considerada imune

Foto: Amos Ben Gershom
Reforço se tornou obrigatório e governo israelense ameaça suspender passaportes de vacinação de mais de um milhão de pessoas

Israel adotou no domingo (3) novas regras para determinar o status de vacinação contra a Covid-19, tornando a dose de reforço uma exigência para que a imunização seja considerada completa para os passaportes de vacinação.

Após ser pioneiro nas doses de reforço para todos com 12 anos ou mais, Israel agora é o primeiro país a condicionar a validade dos passaportes ao recebimento da terceira dose. Nos outros países, a vacinação primária é composta por duas doses e a terceira é recomendada para determinados grupos mais vulneráveis.

O país disse que, em breve, vai cancelar os passaportes de mais de um milhão de pessoas, principalmente aquelas que são elegíveis para a terceira dose, mas ainda não procuraram os postos de vacinação.

Agora, para ser considerado totalmente vacinada em Israel, a pessoa deve atender a um dos seguintes critérios: ter 12 anos ou mais e ter recebido a dose de reforço há pelo menos uma semana; estar dentro de seis meses após ter recebido a segunda dose; ou estar dentro de seis meses após ter testado positivo para Covid-19.

As vacinas de reforço são da Pfizer, as mais comuns em Israel.

Em Israel, um Green Pass — um certificado de vacinação digital ou em papel — é necessário para a entrada em espaços públicos, incluindo restaurantes, hotéis, clubes, espaços culturais e grandes reuniões privadas.

As pessoas não vacinadas só podem entrar com a prova de um teste rápido negativo realizado em uma estação de teste autorizada, que é válido por 24 horas, ou um teste PCR negativo, válido por 72 horas.

Com informações do O Globo.