Detectado em 2014, mas identificado apenas agora, o cometa Bernardinelli-Bernstein está viajando na direção da Terra. Com 150 km de diâmetro, sendo um dos maiores já observados, o cometa recebeu esse nome em homenagem aos cientistas que o descobriram, incluindo um brasileiro.
O tamanho é cerca de 31 vezes maior que os vistos comumente, e está vindo da borda do sistema solar, devendo se aproximar ainda mais da terra nos próximos dez anos. Inicialmente, foi confundido com um planeta-anão. A expectativa é que sua aproximação com o nosso planeta possibilitará um estudo mais aprofundado sobre sua formação.
Atualmente, a NASA tem conhecimento da existência de 3.743 cometas, normalmente com três ou cinco km de diâmetro. Este, no entanto, tem o tamanho equivalente à distância entre Rio de Janeiro e Cabo Frio.
Mas, podemos ficar despreocupados: a órbita do Bernardinelli-Bernstein está muito longe da Terra, o que impossibilita sua colisão com o nosso planeta. Os cientistas estimam que, por sua distância, leva milhões de anos para circundar o Sol, enquanto a Terra leva 365 dias.
A expectativa é que o cometa chegue mais perto da Terra em 21 de janeiro de 2031, ainda assim, a cerca de 1,6 bilhão de milhas de distância do Sol.
Com informações do UOL.
Adicionar comentário