Acontece

Assim como o RJ, SP estuda relaxar uso de máscaras

Foto: Sebastião Moreira/EFE
Flexibilização está prevista para a partir de 15 de outubro

Assim como o RJ, SP estuda relaxar uso de máscaras em locais públicos ainda neste ano. Com o avanço da vacinação e a queda de internações e óbitos por Covid-19, as autoridades sanitárias avaliam que já seria possível descartar a necessidade da proteção ao menos em áreas externas.

“A expectativa é que até o dia 15 de outubro 90% tenha já tomado a segunda dose da vacina, até o final de outubro seguramente chegaremos a 100% da população com a segunda dose, também até meados de outubro já teremos dado a dose de reforço a toda população com mais de 60 anos, e hoje nós temos uma média móvel de óbitos na cidade de 15 óbitos em 7 dias” , afirmou o secretário de Saúde da cidade de SP, Edson Parecido.

Segundo o secretário, “A cidade está muito próxima, com o controle da pandemia, de chegar a um momento de 0 óbitos. Isso tudo será analisado para a eventualidade, inclusive da questão de não se utilizar máscara”. pontuou.

RJ ESTUDA MEDIDA

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD-RJ), afirmou, ontem (5), que o Comitê Científico carioca acredita atingir cobertura vacinal de 75% em apenas 11 dias, abolindo assim o uso de máscaras em locais abertos e sem aglomeração. Em ata da reunião do Comitê de 9 de outubro de 2021 divulgada pelo prefeito, o processo de redução gradual das medidas restritivas segue três etapas que devem ocorrer até o próximo dia 15 de novembro. As etapas de redução gradual das medidas de restrição devem acontecer ao atingir, na primeira etapa, 50% da população vacinada, na segunda 65% da população vacinada, e terceira etapa e última ao atingir 75% da população vacinada.