Acontece

Luiza Trajano, da Magalu, teria 4% dos votos para presidente

Foto: Lailson Santos/VEJA
Luiza teria taxa baixíssima de rejeição se fosse candidata, diz pesquisa

A 4ª pesquisa de intenção de voto para as eleições presidenciais, da Quaest Consultoria – por encomenda da Genial Investimentos, incluiu o nome da empresária de Luiza Helena Trajano, presidente do conselho do Magazine Luiza e dirigente do Mulheres do Brasil, e ela alcançou, mesmo dizendo que não é candidata de modo algum, 4% das intenções de voto. Resultado de respostas dadas por 2048 entrevistados – entre 30 de setembro e 3 outubro – à pergunta estimulada de intenção de voto no primeiro turno.

O curioso é que atinge o mesmo número do governador tucano do RS, Eduardo Leite, mais votos que Rodrigo Pacheco (3%) e pouco menos que o tão conhecido governador de SP, João Doria (6%) e do ex-ministro da Saúde, Henrique Mandetta (6%).Para Felipe Nunes, da Quaest, segundo a colunista Sônia Raccy, o número é significativo.

E tem maior peso ao se constatar que entre os 11 nomes colocados, o de Luiza tem taxa baixíssima de rejeição, apesar do alto desconhecimento (62%) entre os entrevistados. “É muito difícil, em qualquer eleição, reverter índices de rejeição”, explica o pesquisador.

Bolsonaro hoje lidera a lista da rejeição, com 65%, seguido de Doria (61%), Sergio Moro (59%), Ciro Gomes (56%), Datena (52%), Mandetta (46%), Lula (46%), Rodrigo Pacheco (39%), Eduardo Leite (30%) e Trajano (26%).