Acontece

Abdulrazak Gurnah, da Tanzânia, ganha Nobel de Literatura 2021

Foto: Divulgação
A temática de refugiados é a base de todo seu trabalho

Abdulrazak Gurnah, romancista da Tanzânia, ganhou o Prêmio Nobel de Literatura 2021. O comunicado foi feito na manhã desta quinta (7) pela Academia Sueca, que disse que o prêmio foi concedido “por sua penetração intransigente e compassiva dos efeitos do colonialismo e do destino do refugiado no abismo entre culturas e continentes.”

Acrescentando que “Seus romances fogem de descrições estereotipadas e abrem nossos olhares para uma África Oriental culturalmente diversificada, desconhecida para muitos em outras partes do mundo”, afirmou a Academia.

Conhecido principalmente pelo livro “Paradise”, Gurnah nasceu em 1948 e cresceu na ilha de Zanzibar, chegando na Inglaterra na década de 1960 como refugiado. O romancista começou a escrever aos 21 anos de idade e publicou dez livros e diversos contos ao longo da carreira. A temática de refugiados é a base de todo seu trabalho.

Antes de se aposentar, Gurnah atuava como Professor de Inglês e Literaturas Pós-coloniais na Universidade de Kent, em Canterbury, na Inglaterra.

Foto: Jonathan NACKSTRAND / AFP

Com informações do G1.