Acontece

Transmissão da Covid no Brasil é a menor desde abril de 2020

Taxa de transmissão da Covid é a menor no Brasil - Foto: Sebastião Moreira/EFE
Índice ficou em 0,60 nesta semana, a mais próxima do número era de novembro, quando chegou a 0,68

Uma notícia de alento sobre a pandemia no Brasil foi divulgada nesta semana. A taxa de transmissão do coronavírus no país alcançou seu menor índice desde abril de 2020, quando começou a ser medida: 0,60. Os dados, atualizados na segunda-feira (11), são do Imperial College de Londres.

Na prática, isso quer dizer que cada 100 pessoas infectadas transmitem o vírus para outras 60. Ainda assim, pela margem de erro das estatísticas, essa taxa pode ser maior (de até 0,79) ou menor (de 0,24). Nesses cenários, cada 100 pessoas com o vírus infectariam outras 79 ou 24, respectivamente.

Taxa de transmissão é a menor desde abril de 2020 – Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco
Leia Mais

Estudo aponta eficácia de medicamento anticovid da AstraZeneca

Simbolizado por Rt, o “ritmo de contágio” é um número que traduz o potencial de propagação de uma doença. Quando esse índice é superior a 1, cada infectado transmite a doença para mais de uma pessoa e, com isso, a doença avança. Mas, quando o número é menor, ela recua. Aliás, o número mais próximo da taxa atual havia sido medido em novembro de 2020, com 0,68.

A data, entretanto, coincide com o apagão de dados que atrasou a atualização de casos e mortes por Covid-19 pelo Ministério da Saúde. Como o índice também considera esses dados, isso afeta as estimativas. Além disso, outro ponto é que o Brasil faz poucos testes. Isso pode indicar uma piora na capacidade em achar casos da doença (o que influencia a estimativa da taxa de transmissão).

Por outro lado, especialistas já apontaram que o avanço da vacinação também contribui para a diminuição do número de novos casos. Hoje, 70% da população brasileira já recebeu a primeira dose da vacina, e cerca de 47% já tomou ambas as doses (ou a dose única). Ainda assim, não é possível deixar de lado as outras medidas de combate ao coronavírus.

Vacinação contra Covid aumenta no Brasil – Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco