Malas Prontas

Avanço da vacinação reaquece setor turístico no Brasil

Setor turístico reaquece neste fim de ano - Foto: Divulgação
Rede hoteleira volta a contratar funcionários para demanda nas festas de fim de ano

O avanço da vacinação no Brasil está proporcionando uma grande melhora para o setor turístico. Depois de tanto tempo “enclausurados”, os viajantes brasileiros estão com as malas prontas para as festas de fim de ano. Aliás, os destinos mais procurados são aqueles que tem opções de lazer ao ar livre. O último feriadão levou ao setor turístico um gostinho do que pode se esperar para dezembro e janeiro.

Destinos como Jalapão, no Tocantins, Jericoacoara, no Ceará, e Gramado, no Rio Grande do Sul, foram points de centenas de turistas nos últimos dias. Aliás, aqui em Pernambuco, o feriadão foi muito positivo, principalmente para hotéis e pousadas do Litoral Sul e Fernando de Noronha.

Turismo em Noronha retorna com força – Foto: Georgia Kyrillos/Divulgação

A recuperação da ocupação nos hotéis, que funciona como uma espécie de termômetro da retomada da indústria do turismo no país, reflete o avanço da vacinação. Aliás, os brasileiros voltaram a viajar e privilegiam destinos nacionais. O setor hoteleiro já projeta um fim de ano com muitos hóspedes e tarifas mais altas.

Com uma base de comparação baixa, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) projeta avanço de 19,8% no volume de receitas do turismo em 2021, no que deve ser a maior taxa de crescimento do setor em 11 anos. Além disso, uma pesquisa do Boston Consulting Group (BCG) no Brasil, mostrou que 70% dos ouvidos pretendem viajar o quanto antes.

Leia Mais

Brasileiros vacinados não precisarão de quarentena no Reino Unido

Os hotéis tiveram uma amostra dessa demanda reprimida no feriado prolongado da última semana. A taxa de ocupação média, que oscilou entre 30% e 50% na pandemia, chegou a 70% em algumas cidades, segundo o Ministério do Turismo. Destinos tradicionais de réveillon, como o Rio, esperam lotação máxima entre dezembro e janeiro. Aliás, Recife configura entre um dos destinos mais procurados pelos turistas na virada do ano.

Réveillon do Rio de Janeiro – Foto: Fernando Maia/Riotur

Ainda assim, não são todas as cidades que receberão esse boom de turistas. A retomada em São Paulo, por exemplo, deve ser mais lenta, já que o turismo corporativo ainda não decolou.

Todo esse reaquecimento do turismo levou empresas do setor a contratarem às pressas para recompor os quadros. Colaboradores dispensados no ano passado foram convocados, e também há mais contratações temporárias. Além disso, a liberação da temporada de cruzeiros no Brasil entre novembro e abril deve gerar em torno de 35 mil vagas diretas e indiretas, diz a CLIA Brasil, associação do setor.

Ministro do Turismo liberou a volta da temporada de cruzeiros – Foto: Divulgação

Por outro lado, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Manoel Linhares, pondera que a retomada é gradual no país e, se não houver piora da pandemia, o setor só se recupera totalmente em dois ou três anos. Além dos riscos sanitários que ainda existem, passagens aéreas em alta são um entrave. Em 12 meses, os bilhetes subiram 56,81% no IPCA, do IBGE.

Com informações do O Globo

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar