Acontece

Barão irlandês transforma propriedade em reserva ambiental

Randal Plunkett transformou a propriedade em uma reserva - Foto: Montagem/Reprodução/Instagram
Randal Plunkett deixou a natureza tomar conta da propriedade que herdou da família e diversos animais retornaram para região

Randal Plunkett, o 21º Barão de Dunsany, permitiu que propriedade que herdou de sua família, que fica no leste da Irlanda, passasse pelo processo de “rewild”, termo em inglês que significa que um local vai tornar-se “selvagem” de novo. Ele afirmou à AFP que sentiu “uma espécie de dever com o meio ambiente” no local. “Sou um zelador desta propriedade para esta geração e a propriedade não é apenas o castelo, é também a terra e também o meio ambiente”, disse Plunkett.

Randal Plunkett – Foto: Reprodução/Instagram
Leia Mais

Rainha Elizabeth oferece salário de R$ 14 mil para novo faxineiro

Aliás, quando iniciou o projeto “radical”, oito anos atrás, o barão, cuja família presidiu o castelo Dunsany por nove séculos, não contou a ninguém. “Quando comecei isso, era um segredo. Nos primeiros cinco anos ninguém sabia o que eu estava fazendo. Na verdade, os moradores pensaram que eu era um idiota. Eles pensaram que eu era apenas decadente, destruindo a terra sem motivo”, conta.

Reserva natural de Dunsany prospera em volta de castelo – Foto: Reprodução/Instagram
A vida selvagem voltou a circular pela propriedade – Foto: Reprodução/Instagram

Para que desse certo, Randal retirou o gado da propriedade e deixou de lado os cortadores de grama para permitir que a natureza seguisse seu curso. Agora, lontras e veados prosperam na reserva de Dunsany, a maior reserva natural de propriedade privada da Irlanda. Além disso, Plunkett conta que uma espécie local de pica-pau foi avistada na área pela primeira vez em um século e que só no ano passado mais de 2,5 mil árvores foram plantadas.