Acontece

Anvisa recebe pedido para testes de spray nasal contra a Covid-19

Foto: Getty Images
Objetivo da pesquisa é determinar a toxicidade do spray e determinar a dosagem certa a ser administrada à população

A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu um pedido para início dos testes do spray nasal contra a Covid-19. A solicitação foi feita pelo Instituto do Coração de São Paulo após os primeiros resultados se mostrarem eficazes contra todas as variantes do vírus. O Incor busca iniciar o processo de testagem em humanos.

O spray foi desenvolvido a partir de uma nova proteína capaz de alcançar as células nasais, iniciando o processo de produção de anticorpos, prevenindo a doença. A ação do spray impossibilitaria a Covid-19 de chegar ao pulmão, além de também proteger o coração, de acordo com os resultados obtidos em testes.

“O que nós buscamos é uma resposta no nariz para evitar infecção e, ao evitarmos a infecção, nós vamos evitar também a doença. Com isso a gente termina com a pandemia, porque não há mais transmissão de vírus”, declarou o diretor do Laboratório de Imunologia do Incor de São Paulo, Jorge Kalil.

Para os testes, o Incor tem o objetivo de reunir 280 voluntários com idades entre 18 e 59 anos, aplicando doses menores, maiores, duas doses ou placebo – utilizada apenas para fazer a comparação dos resultados. O foco do processo é determinar a toxicidade do spray e determinar a dosagem certa a ser administrada à população.