Acontece

Rio é a 1ª cidade do País a liberar uso de máscara ao ar livre

Rio de Janeiro (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)
Flexibilização, segundo secretário estadual de Saúde, depende da sanção do governador da lei aprovada na Alerj e da regulamentação da nova norma

O prefeito Eduardo Paes e o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, anunciaram no começo da noite desta terça (26) a publicação de um decreto liberando o uso de máscaras em locais abertos no Rio, primeira capital do Brasil a tomar essa decisão. Em espaços fechados, a obrigatoriedade da proteção continua valendo. A flexibilização inclui ainda a liberação de funcionamento das boates, com capacidade máxima de 50%.

Os dois divulgaram as mudanças numa live após a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) autorizar os municípios a liberarem o uso das máscaras. Segundo o secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe, é preciso no entanto que a lei seja sancionada pelo governador Cláudio Castro e regulamentada.

— Qualquer decreto municipal é inválido enquanto a lei não for sancionada pelo governador e não houver uma resolução estadual regulamentando as normas técnicas de flexibilização — informou Chieppe.

Após a live em que anunciou o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras, Paes publicou em sua conta no Instagram uma mensagem confirmando a decisão: “Agora, como já foi feito em outros momentos, damos mais um passo nessa cruzada contra o coronavírus: com o devido respaldo do Comitê Científico do Rio, o uso de máscaras em locais abertos deixa de ser obrigatório no Rio. É importante lembrar que essa guerra ainda não está completamente vencida. Por isso, reforço: todos devem tomar a segunda dose!”.

O texto do novo decreto da prefeitura torna obrigatório o uso da proteção em locais fechados, omitindo o trecho que versava sobre a obrigação em áreas públicas ao ar livre. O secretário municipal de Saúde apenas afirmou que o uso das máscaras segue obrigatório em todos os ambientes enquanto o governo do estado não publicar a regulamentação das normas permitindo a flexibilização.

Com informações de O Globo.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Dünyaya açılmak için hala neden bekliyorsunuz?

Türk takipçi

Günümüz de en önde giden sosyal medya platformlarından olan instagram ile günümüzün uzun bir süresini geçiriyoruz tabiki bu durumda ise birşeyler paylaştığımız vakit beğenilmek istiyoruz. yüzler ce binlerce takipçisi olan arkadaşlarınızdan yada rakip iş yeri sahiplerinizden önde olmak istemezmisiniz? eğer bunları düşünüyor ve siz de sosyal medya da satış yaparak para kazanmak istiyorsanız sizi https://instagramaktiftakipci.com/turktakipci/ bekliyoruz