Acontece

RJ: Cidades com 65% de vacinação tira obrigatoriedade de máscara

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Medida vale a partir desta quinta (28) em todo o estado

Nesta quinta-feira (28) a Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro anunciou que as cidades que tiverem 65% da população total ou 75% do público-alvo com o esquema vacinal contra a Covid-19 completo poderão desobrigar o uso de máscaras em locais abertos sem aglomeração.

A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado e, além do avanço da vacinação, as normas inclui a necessidade de os municípios apresentarem um cenário epidemiológico favorável, se mantendo nas cores verde, amarelo ou laranja no Mapa de Risco para infecção pelo novo coronavírus. Caso haja uma piora nos números, o aparelho de proteção volta a ser de uso obrigatório.

A lei que regulariza a flexibilização do uso de máscaras no Rio de Janeiro foi sancionada pelo governador Cláudio Castro (PL) nesta quarta-feira (27). De acordo com o secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe, há segurança para a viabilização da medida.

“Quando a gente abre a possibilidade de flexibilizar o uso de máscaras em ambiente de baixo risco, passamos a mensagem de que estamos indo no caminho certo. Vocês estão se vacinando e isso está tendo efeito, tanto que já podemos flexibilizar”, declarou Chieppe.

O secretário ainda esclareceu que não há nenhuma nova etapa de flexibilização prevista no momento, mas que deve surgir nos próximos meses. “Não tem nada previsto de novas flexibilizações, mas certamente isso vai acontecer no futuro. Em algum momento vamos flexibilizar máscaras em ambientes fechados, na medida em que o cenário vai melhorando e a cobertura vai aumento”, completou.