Acontece

Governo de SP estuda flexibilizar uso de máscara em 1º de dezembro

Foto: Rivaldo Gomes/Folhapress
Estado retirou todas as restrições impostas pela pandemia na última segunda (1º)

São Paulo caminha para mais um avanço no plano de retomada da vida como era antes da pandemia, e o governo paulista estuda a liberação do uso de máscaras em locais abertos a partir de 1º de dezembro. A informação foi divulgada pelo governo nesta quarta-feira (3), usando como argumento a queda dos números de casos e mortes por Covid-19 no estado.

A decisão final, de acordo com o coordenador do comitê científico do estado, João Gabbardo, se baseará no cenário epidemiológico e no avanço da vacinação. “Se mantivermos esse ritmo de queda, possivelmente vamos ter a liberação das máscaras em locais abertos e sem aglomeração na primeira semana de dezembro”, afirmou.

O objetivo do governo é alcançar a marca de 75% da população completamente imunizada e registrar menos de 1,1 mil casos, além de uma máxima de 50 óbitos por dia. Atualmente, quase 90% do grupo prioritário já completou o ciclo vacinal, enquanto que os casos diários estão na faixa de 800, com 63 mortes registradas.

De acordo com o governador João Doria (PSDB), a lei obriga o uso de máscaras até 31 de dezembro. Caso seja liberado, a flexibilização será gradual, iniciando por espaços abertos. Além disso, o governo paulista fez um pedido oficial à Anvisa pela liberação da vacinação de crianças a partir de 5 anos.

No Brasil, locais como a cidade do Rio de Janeiro já retiraram a obrigação do uso do aparelho de proteção em locais abertos. Em Pernambuco, o Arquipélago de Fernando de Noronha terá a liberação valendo a partir do dia 17 de novembro, e já há festas de Réveillon confirmadas na ilha.

Hoje, São Paulo mantém apenas a obrigatoriedade da máscara, tendo retirado todas as demais restrições na última segunda-feira (1º). Nos últimos dias a capital paulista tem registrado uma média de um óbito diário.

​Com informações da Folha de SP.