Acontece

Anvisa autoriza venda de dois novos produtos à base de cannabis

Foto: Agência Brasil
Agência liberou comercialização em farmácias e drogarias a partir de prescrição médica

Nesta quinta-feira (4), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a comercialização de dois novos produtos à base de cannabis: o extrato de cannabis sativa promediol e o extrato de cannabis sativa zion Medpharma 200 mg/ml.

Compostos por extratos vegetais, os produtos são utilizados para tratamentos médicos. Obtidos a partir de extrato etanólico das partes aéreas de cannabis sativa, são importados da Suíça e serão distribuídos diretamente para uso.

“Os extratos vegetais têm composição complexa, podendo conter muitas substâncias ativas, que podem agir por diferentes mecanismos no corpo humano, o que torna ainda mais importante o controle e o monitoramento aplicados a esses produtos pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS). Há, também, toda a verificação de ausência de contaminantes que podem existir em extratos vegetais, a qual é realizada em detalhes pela empresa fabricante e verificada pela Anvisa, para que se possa garantir o uso seguro desses produtos”, explicou a agência.

De acordo com o órgão, os dois novos produtos serão disponibilizados sob a forma de solução gotas, composta de 50 mg/ml de cannabidiol (CBD) e, no máximo, 0,2% de tetrahidrocannabinol (THC). Sua comercialização em farmácias e drogarias será autorizada a partir da prescrição médica por meio de receita do tipo B (de cor azul).

Atualmente, o Brasil conta com sete produtos de cannabis aprovados pela Anvisa com base na resolução 327/201. Esses produtos são fabricados por empresas certificadas.

“A regulamentação de produtos medicinais de cannabis é um desafio para a Anvisa e para as principais autoridades reguladoras internacionais. A resolução 327/2019, pautada na relação benefício x risco, é um primeiro passo da agência na avaliação desses produtos previamente à sua disponibilização no mercado e ao monitoramento de seu uso. Permanecemos vigilantes e aprimorando nossas ações, buscando sempre promover o acesso da população brasileira a produtos adequados ao seu uso”, disse João Paulo Perfeito, da Gerência de Medicamentos Específicos, Notificados, Fitoterápicos, Dinamizados e Gases Medicinais da Anvisa.

Com informações da Agência Brasil.