Acontece

Recife recebe título de Cidade Criativa da Unesco

Marco Zero no Recife - Foto: Sol Pulquério/PCR
Música da capital pernambucana foi o que credenciou o Recife a compor a lista de cidades que passaram a integrar a Rede de Cidades Criativas

A Unesco confirmou, nesta segunda-feira (8), o que os pernambucanos já sabiam há tempos: criatividade é música para ouvidos recifenses. A Cidade, que tem na música um de seus mais importantes pilares identitários, acaba de receber o título de Cidade Criativa da Unesco. O selo, aliás, veio na categoria Música.

Recife recebe o título graças à sua cena musical – Foto: Divulgação

Com isso, a capital pernambucana passa a integrar a Rede de Cidades Criativas da Unesco, formada por 295 cidades em 90 países. O objetivo é favorecer a cooperação e o fortalecimento da criatividade como fator estratégico de desenvolvimento sustentável, nos aspectos econômico, social, cultural ou ambiental.

Leia Mais

Paulo Câmara anuncia maior pacote de ações ambientais de PE

“Esse título, que coloca o Recife na Rede de Cidades Criativas, grupo internacional de intercâmbio e construção de caminhos conjuntos, é um reconhecimento à riqueza e à pluralidade da música recifense, parte de uma grande diversidade de expressões e manifestações, fortes em todos os campos culturais. Isso reforça a importância de assegurarmos, cada vez mais, o papel da cultura como estratégico, no fortalecimento e no desenvolvimento da cidade. Integrar essa Rede é mais uma demonstração da nossa força cultural”, afirma Ricardo Mello, secretário de Cultura do Recife.

Aliás, Recife e Campina Grande, na Paraíba, foram as duas únicas candidaturas brasileiras confirmadas entre as 49 cidades que passaram a integrar a Rede. O título é resultado de um intenso trabalho de escuta de representantes da cena musical recifense e seus variados estilos, ritmos e vocações sonoras. Além disso, as cidades que passam a integrar a Rede assumem o compromisso de compartilhar boas práticas, estruturando parcerias para promover desenvolvimento urbano a partir das indústrias da cultura e da criatividade.

Recife – Foto: Thinkstock

Aliás, em outras categorias, o título de Cidade Criativa, criado em 2004, havia sido concedido a apenas dez cidades brasileiras: Belém (PA), Florianópolis (SC), Paraty (RJ) e Belo Horizonte (MG), no campo da gastronomia; Brasília (DF), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE), em design; João Pessoa (PB), em artesanato e artes populares; Salvador (BA), na música; e Santos (SP), no cinema.