Acontece

Morre aos 70 anos o programador do Cinema São Luiz, Geraldo Pinho

Foto: Léo Mota/Folha de Pernambuco
O cineasta era um veterano do audiovisual pernambucano, e atuava como gerente e programador do cinema desde 2011

O cineasta, gerente e programador do cinema São Luiz, Geraldo Pinho, morreu nesta terça-feira (9), no Recife. Veterano do audiovisual em Pernambuco, o cineasta tinha 70 anos, e a causa da morte não foi divulgada.

Grande entusiasta do cinema pernambucano, Geraldo Pinho atuava como programador do cinema São Luiz desde 2011, e também esteve à frente do Museu da Imagem e do Som de Pernambuco (Mispe).

Importantes nomes da cultura e da política pernambucana lamentaram a morte de Geraldo Pinho. O presidente Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Marcelo Canuto, afirmou que o cineasta foi uma referência.

“Ele sempre foi nossa referência, entendia muito da parte técnica de como operar um cinema e era profundo conhecedor da produção audiovisual do Brasil”, afirma em nota.

O secretário de Cultura do Estado, Gilberto Freyre Neto, ressaltou o esforço de Geraldo para a manutenção e sucesso do cinema São Luiz.

“Ele foi um incansável trabalhador da gestão pública da área de Cultura em Pernambuco, e seu esforço sempre foi para dar a melhor programação que o cinema poderia exibir”, declarou.

O corpo do cineasta será velado no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, nesta quarta-feira (10), a partir das 8h. A cerimônia de cremação será às 14h.