Acontece

Gilberto Gil é eleito para a Academia Brasileira de Letras

Foto: Fernando Young/Divulgação
Músico baiano vai ocupar a cadeira 20, substituindo o jornalista Murilo Melo Filho

Nesta quinta-feira (11) o cantor Gilberto Gil foi eleito à cadeira de número 20 da Academia Brasileira de Letras (ABL). O músico baiano acompanhou a votação – que o elegeu com 21 votos – de sua casa, em Ipanema, na Zona Sul do Rio.

”Gilberto Gil traduz o diálogo entre a cultura erudita e a cultura popular. Poeta de um Brasil profundo e cosmopolita. Atento a todos os apelos e demandas de nosso povo. Nós o recebemos com afeto e alegria”, declarou o presidente da ABL, acadêmico Marco Lucchesi.

Gil concorreu com o poeta Salgado Maranhão e o autor e crítico literário Ricardo Daunt. Ao todo, 34 acadêmicos participaram da eleição e um se absteve por motivo de saúde. Maranhão recebeu sete votos e Daunt não recebeu nenhum, além de serem contabilizados quatro votos em branco e dois nulos.

Aos 79 anos, Gilberto Gil já coleciona nove prêmios Grammys e sua obra musical se confunde com a própria música brasileira. Chegou a ser nomeado pela Unesco o “Artista pela Paz”, em 1999. Com mais de 60 álbuns e quase 4 milhões de cópias vendidas, é autor de sucessos como “Aquele Abraço”, “Vamos Fugir” e “Cálice”.

O músico ainda é muito ligado à política, sendo nomeado embaixador da ONU para agricultura e alimentação, em 2011, e atuado como ministro da Cultura, ente 2003 e 2008, durante o governo do ex-presidente Lula.

Gil substitui o acadêmico e jornalista Murilo Melo Filho, que ocupava a cadeira 20 e faleceu em maio do ano passado. O posto deve ser assumido em março de 2022, quando o órgão volta do recesso de fim de ano.

Com informações do G1.