Acontece

Black Friday vira Best Friday sob efeito de debate antirracista

Foto: RENATO S. CERQUEIRA
O termo “Black Friday” não tem sua origem bem definida, são inúmeras especulações

A temporada de compras com promoções se aproxima e, com ela, as dúvidas sobre o uso do termo “Black Friday” também. Afinal, esse termo é racista?

Em tempos em que tudo se questiona como politicamente incorreto, o termo “Black Friday”, usado há anos nos EUA para a maior liquidação antes do Dia de Ação de Graças e, recentemente adotado no Brasil, passa a ser alvo de controvérsia.

Várias empresas, como um grande grupo de beleza, achou por bem trocar o “Black Friday” pelo “Best Friday”. Já outra optou por “Beauty Friday”. Enfim, as discussões ganharam as redes sociais e, claro, estão dividindo opiniões.

Para a historiadora Suzane Jardim, que pesquisa temas étnico-raciais, o antirracismo associado apenas à exclusão de palavras e frases reduz a causa a uma fórmula de conduta e de autocontrole e não contempla questões profundas, como o racismo estrutural da sociedade.

“Não adianta não usar Black Friday e não ter lideranças negras ou produtos para o público negro”, diz a pesquisadora.

De onde surgiu o termo Black Friday?

O termo “Black Friday” não tem sua origem bem definida, são inúmeras especulações. Uma história bastante difundida nos EUA afirma que a expressão era um apelido usado pela polícia da Filadélfia no início da década de 1990 para o dia seguinte ao feriado de Ação de Graças, que abria temporada de compras de Natal e levava muitas pessoas às ruas, causando a grandes aglomerações e congestionamentos nas ruas da cidade.

Com informações do Estadão e UOL. 

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Dünyaya açılmak için hala neden bekliyorsunuz?

Türk takipçi

Günümüz de en önde giden sosyal medya platformlarından olan instagram ile günümüzün uzun bir süresini geçiriyoruz tabiki bu durumda ise birşeyler paylaştığımız vakit beğenilmek istiyoruz. yüzler ce binlerce takipçisi olan arkadaşlarınızdan yada rakip iş yeri sahiplerinizden önde olmak istemezmisiniz? eğer bunları düşünüyor ve siz de sosyal medya da satış yaparak para kazanmak istiyorsanız sizi https://instagramaktiftakipci.com/turktakipci/ bekliyoruz