Acontece

Portugal volta a exigir máscara em locais abertos

Foto: Yanosh Nemesh/Getty Images
Medida visa evitar o aumento de casos durante as festas de fim de ano. Europa vive hoje a quinta onda da doença

Suspenso desde 13 de setembro, após quase um ano, o uso de máscara em áreas abertas voltará a ser obrigatório em Portugal, país mais vacinado contra a Covid-19 no mundo. A medida foi defendida pelo presidente Marcelo Rebelo de Sousa, que também estuda o retorno de outras restrições, a fim de evitar uma alta de contágios devido ás festas de fim de ano.

Atualmente a Europa sofre com a quinta onda da doença, sendo a única região do mundo a apresentar uma piora no cenário epidemiológico. Em Portugal, os números de infecções e hospitalizações apresentaram crescimento nos últimos dias. No sábado, o país atingiu um pico de 1.816 novos casos e 486 hospitalizações, sendo que 80 pacientes demandam cuidados intensivos.

Ainda assim, a epidemia perdeu força no país quando comparada há um ano. Enquanto a média de novos casos diários gira em torno de 1,6 mil, este número superava os 5 mil no mesmo período de 2020; já o número de óbitos é inferior a 20, ante os cerca de 80 de um ano atrás.

“Temos de agir agora (…) Quanto mais tarde agirmos, mais riscos haverá”, alertou o primeiro-ministro socialista de Portugal, Antônio Costa. De acordo com ele, não há a possibilidade de o país retomar o estado de emergência, mas que tem acompanhado “com atenção” a evolução da situação da pandemia da Europa.

Desde o início da crise sanitária global, em março do ano passado, Portugal registrou mais de 1,1 milhão de casos e 18.274 mortes provocadas pela Covid-19.