Acontece

Salvador estuda obrigatoriedade de 3ª dose para o Carnaval 2022

Foto: Fernando Vivas/Governo da Bahia
Decisão pode criar um impasse, já que boa parte da população não conseguirá receber a dose de reforço contra a Covid antes de março

Em coletiva realizada na manhã desta quinta-feira (18) o prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), anunciou que estuda a possibilidade de exigir a comprovação de vacinação completa, incluindo a terceira dose, para quem for participar do Carnaval 2022.

“Não estudo adiamento, não estudo qualquer mudança na realização do Carnaval, enquanto eu não sentar com o Governador. Mas tem algumas coisas que se pode pensar, como por exemplo, exigir que todos os ambulantes estejam com ciclo vacinal em dia, cordeiros, músicos, as pessoas que forem trabalhar nos camarotes, as pessoas que trabalharem na festa de modo geral”, disse o prefeito.

O que pode gerar um impasse é a falta de tempo para que a população receba a dose de reforço do imunizante contra a Covid-19, já que é preciso ter pelo menos cinco meses de intervalo após a segunda dose, o que não será possível para boa parte da população soteropolitana, que tomou a segunda dose entre outubro e novembro. Com isso, essas pessoas não conseguiram completar o ciclo vacinal antes de março.

“Todos que queiram se vacinar e para entrar no circuito a gente vai exigir o máximo, que é a pessoa estar com o ciclo vacinal em dia. Não é nem mais a segunda dose. Estamos definindo os protocolos e quando tiver essa conversa com o governador vou apresentar a ele em que molde seria realizado o Carnaval”, explicou o prefeito.

Bruno Reis ainda ressaltou que a realização da festa está condicionada ao cenário epidemiológico da cidade, que deve manter a tendência de queda. De acordo com o prefeito, a secretaria municipal de Saúde seguirá analisando os números da pandemia até lá, e que a confirmação final deve ser feita no fim de fevereiro.